Bobó de Cogumelos e Tofu

16/11/2018

 

Linda e muito criativa essa receita adaptada da chef Thais Rahal. Sou apaixonada por abóbora moranga e quando vi essa receite sabia que precisava fazer. A receita é trabalhosa, mas serve para impressionar e fazer em um dia especial. Como estamos nos aproximando do Natal, que tal uma receita linda, elaborada para fazer parte da ceia? Agora é a hora de testar. E o melhor é deliciosa e vegetariana.

 

Ingredientes:

Moranga
4 mini abóboras ou 1 abóbora grande
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de chá de sal

 

Creme de tofu
2 blocos de tofu soft (mais macio) ou 400 g
1 e ½ xícara (chá) de caldo de legumes
1 pimentão vermelho grande
2 cebolas grandes roxas
1 dente de alho cru grande ou 2 pequenos
2 colheres de sopa de vinagre de maçã, vinho branco ou arroz
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de chá de sal
Pimenta preta a gosto

 

 

Cogumelos
400 g ou 4 a 5 xícaras cheias de cogumelos
2 colheres de sopa shoyu (sem glutamato monossódico)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

 

Quinoa
1 e1/2 xicara de quinoa tricolor
½ colher (chá) de sal
Água morna

 

Modo de Preparo
Moranga
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Lave bem as morangas por fora e seque-as com um pano de prato. Abra apenas a parte superior das morangas com uma faca, fazendo cortes ao redor da raíz (cabinho que fica na parte superior da moranga). Serão aproximadamente 6 cortes até que a “tampa” se solte. Retire a tampa e com uma colher retire todas as sementes e reserve.
Espalhe o azeite e o sal uniformemente dentro das morangas, massageando-as. Envolva cada moranga individualmente em uma folha de papel alumínio, feche-as amassando as pontas do papel e leve-as ao forno a 180-200 graus de 45 min a 1 hora. Para verificar se estão prontas, espete um garfo na parte interior da moranga. Se estiver macia, pode retirar do forno e abrir o papel alumínio para que o cozimento seja interrompido. Deixe amornar antes de colocar o creme de tofu e cogumelos.

 

Creme de tofu
Corte o pimentão em cubos, descarte as sementes e o caule. Refogue o pimentão em cubos em uma panela quente com um fio de azeite e ¼ de colher de chá de sal, até que ele fique macio. Reserve.
Corte as 2 cebolas em fatias finas e leve ao fogo médio-baixo em uma panela quente com 1 colher de sopa de azeite.
Salpique por cima da cebola 1/2 colher de sopa de sal e mexa de vez em quando até que elas fiquem douradas e comecem a grudar no fundo da panela. Isso vai demorar aproximadamente uns 25min. Adicione um pouco de água ou caldo de legumes para raspar o que ficou caramelizado no fundo da panela. Essa dica é essencial para que seu creme fique super saboroso. Reserve ½ porção da cebola para decorar ao final.
Em um processador ou liquidificador, coloque os dois blocos de tofu e adicione água aos pouco até ficar com uma consistência cremosa. Adicione 2/3 do pimentão ao creme de tofu e processe até ficar com uma textura homogênea. Adicione ½ porção da cebola ao creme de tofu já com o pimentão e processe até ficar sempre com a textura mais homogênea possível. Caso precise, adicione mais água ou caldo de legumes para manter a consistência de creme. Adicione o dente de alho cru, o vinagre, o azeite de oliva, ½ colher de chá de sal e uma pitada de pimenta preta e processe bem. Prove para verificar se está de acordo com o seu paladar.
Se precisar, adicione mais uma pitada de sal e ajuste até ficar do seu gosto.

 

Cogumelos
Corte em fatias todos os cogumelos (faça em duas etapas para que os cogumelos não fiquem sobrepostos, evitando que fiquem borrachudos). Leve ao fogo médio-baixo em uma panela quente com um fio de azeite. Mexa de vez em quando. Quando os cogumelos já estiverem macios, adicione 2 colheres de sopa de shoyu e deixe reduzir. Adicione o creme de tofu na panela dos cogumelos junto com 1/3 restante dos pimentões e mexa delicadamente, mantendo o fogo baixo. Deixe cozinhar por 5 a 10 minutos, sem ferver, para que o creme pegue o sabor dos cogumelos e desligue o fogo. Reserve.

 

Quinoa
Cozinhe a quinoa em água quente e uma pitada de sal até que ela fique soltinha. Caso seja necessário, escorra a água para que não passe do ponto.

 

 

Finalização
Para montá-los, preencha as morangas com o creme de tofu incorporado nos cogumelos e pimentões, finalize com cebola caramelizada e folhas de coentro.

 

 

Dica:

Lave as sementes e misture-as em 1 colher de chá de azeite e ½ colher de chá de sal, e leve-as ao forno para tostar e usar como finalização do prato.

Sirva a moranga com um arroz integral ou quinoa, uma salada ou com milho cozido

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.