O Que é Amamentação Cruzada?

30/03/2018

 

Você já ouviu falar alguma vez sobre amamentação cruzada? Sabe o que é?

Amamentação cruzada é a prática de mães amamentarem filhos de outras mulheres, que por algum motivo apresentam alguma dificuldade ou impossibilidade de aleitamento próprio. 

 

Essa prática é contraindicada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. E isso tem um motivo: ela pode trazer sérios riscos à saúde do bebê como a transmissão de doenças contagiosas (entre elas a AIDS).

 

A mãe não deve amamentar outra criança que não seja o seu filho. Mesmo que pense que seus exames estão normais ou por ter tido uma gravidez tranquila, porque ela pode contrair no período da amamentação que pode ser um risco para o outro bebe. 

 

Mas e se a mãe, por algum motivo, não consegue amamentar? A primeira medida é buscar a orientação e ajuda do seu médico que fez o parto ou do pediatra que cuidará do seu bebê ou da unidade de saúde onde teve o seu filho. Caso não consiga nenhum auxílio, a mulher pode procurar um Banco de Leite Humano (BLH).

 

Qual a diferença de receber um leite do banco de leite e um de uma pessoa amiga? O leite do BLH, que é recebido através de doação, é tratado, pasteurizado e, por isso, isento de qualquer possibilidade de transmissão de doenças.

 

Porque é importante que o bebê receba o leite da sua própria mãe? O leite materno é uma substância viva, adequada às necessidades do bebê. Se o bebê estiver com alguma doença, o leite materno vai produzir mais substâncias de defesa para combater aquela infecção. O organismo da mulher consegue entender que precisa modificar o leite para proteger seu bebê e combater a infecção a qual ele está acometido.

 

Mas se estou com dificuldade de amamentar, o que posso fazer? Vários profissionais de saúde trabalham com amamentação: nutricionistas, enfermeiros, médicos, psicólogos. Eles vão tentar descobrir qual a dificuldade e dar todo auxílio para que a prática aconteça. Na falta  de um profissional de confiança, procure o BLH da sua localidade e peça esse auxílio. É um direito seu!

 

Precisando de alguma ajuda eu sou especializada nesse cuidado e há diversas postagens aqui no blog sobre o assunto. Também faço atendimento em consultório, orientando na amamentação. 

 

Em caso de necessidade, você também pode entrar em contato o SOS Amamentação pelo telefone 08000-26-8877, tirar suas dúvidas e saber qual o BLH mais próximo de sua residência. 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.