Aprendendo a Comer

28/06/2018

 

Semana passada falamos sobre o desenvolvimento dos bebês (veja a matéria clicando aqui), e como se dá o processo de aprendizagem. Hoje vamos relacionar esse período com a alimentação. O que parece algo relativamente fácil pode se transformar em um pesadelo para os pais.

A hora de comer pode ser o momento das pirraças, choros, que acredite, não é algo feito de propósito. É natural e faz parte desse processo de amadurecimento.

 

Por uma questão biológica, todos nós nascemos programados para aceitar alimentos doces e rejeitar os alimentos amargos. Desde a pré-história, quando o homem precisava caçar, ele foi aprendendo com a sobrevivência que alimentos doces forneciam energia e os amargos poderiam ser venenosos e mostravam risco a vida. 350 mil anos de evolução, mas deixamos essa lição gravada de forma intensa, e nada muda esse primeiro pensamento.

 

Chega então o momento de começar a primeira refeição. Que será com 6 meses de idade. Por favor, nada de começar com a fruta aos 4 meses. Essa recomendação é contra o que o Ministério da Saúde recomenda, atrapalha a amamentação e vai fazer o quê mais? Reforçar essa predileção por alimentos doces e atrapalhar mais ainda o momento da comida salgada! Até os 6 meses só o leite materno.

Então, seu bebê com 6 meses vai começar a comer. Você compra pratinho, colherzinha, cadeirinha e na hora de oferecer a primeira colherada a criança fecha a boca, vira a cara e começa a chorar. Os dias passam e esse comportamento não melhora muito.

O que fazer? Não há muito o que fazer. Tem que ter paciência.

 

Além disso, pais, mães ou cuidadores precisam oferecer muitas vezes o alimento recusado (de 8 a 10 vezes) para se ter certeza que aquele alimento não fazerá parte das escolhas alimentares da criança. Mude também as situações: ofereça um dia em casa, outra dia na casa de uma parente, em um passeio, mude a forma de preparação. Lembre-se sempre que seu bebê ainda está conhecendo o "novo" e ás vezes isso causa uma certa estranheza ou assusta.

Se eu puder ensinar algo a alguém, o ensinamento é repetir várias vezes com muito amor e paciência.

 

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.