Cru ou Cozido?

07/12/2017

 

Para uma alimentação mais saudável, o aconselhável é uma maior ingestão de alimentos in natura como frutas, legumes e verduras, sem excesso de proteínas e evitando frituras e preparações gordurosas. Essa prática já traz uma grande diferença na alimentação e no funcionamento do nosso corpo.

 

Só que há um detalhe: a forma como os alimentos são preparados, principalmente os de origem vegetal, muda sua forma de ser absorvido e os nutrientes encontrados. Preparando um legume de forma errada podemos acabar com vários nutrientes importantes, e assim não haverá um aproveitamento de todos os benefícios que o alimento pode nos dar.

 

Nem tudo deve ser consumido cru e nem tudo deve ser consumido cozido. E quando precisa ser cozido, algumas técnicas são melhores do que outras para garantir sabor e aproveitamento dos nutrientes. 

 

Verduras e legumes:

Devem ser preparados no vapor ou no forno ou refogados. Cozimento na água levará a perdas dos nutrientes para a água de cozimento.

Cozinhar com casca também preserva o sabor e os nutrientes do alimento.

Se for cozinhar na água, para que os nutrientes não sejam perdido, utilize a água desse cozimento em outras preparações como o arroz, o feijão ou uma sopa.

 

O que comer cozido:

Tomate cenoura e abóbora são melhores aproveitados quando cozinhamos. O calor faz com as substâncias antioxidantes desses alimentos sejam liberadas (no caso do tomate, o licopeno; no caso da cenoura e da abóbora, o betacaroteno).

 

O que comer cru

Frutas cítricas, couve, pimentão amarelo, agrião e repolho. Porque são ricos em vitamina C, e essa vitamina se perde quando é aquecida.

 

Algumas dicas:

Use talos e folhas refogados para melhorar a qualidade das preparações como sopas e saladas.

Pique as verduras somente na hora que forem ser consumidas. "Adiantar" essa parte faz com que as vitaminas e minerais se percam.

As folhas devem ser rasgadas com as mãos e não picadas com faca, assim as vitaminas são mais preservadas e não se oxidam em contato com o metal.

Congelar legumes torna a vida mais prática, mas eles devem ser congelados com um leve cozimento, necessitando de ainda se terminar o cozimento em outro momento. Isso preserva mais os nutrientes.

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.