O Triste Ato de Desperdiçar Alimentos

02/11/2017

 

 

A produção e o consumo sustentável de alimento tem se tornado um assunto cada vez mais discutido. Longe de ser considerado uma nova moda, é algo que tem preocupados a todos que se envolvem com o tema. Não há mais dúvidas: precisamos aumentar a oferta de alimento para as pessoas e essa oferta deve vir acompanhada de um menor impacto ambiental.

 

Os recursos naturais tem se tornado escassos, a insegurança alimentar volta a assombrar diversas famílias, com a perda de recursos para se obter a alimentação diária, e cuidar para se evitar o desperdício é medida necessária de todos.

 

No ano passado, o Brasil foi apontado pela Rede Save Food, como um dos 10 países onde há maior desperdício de alimentos. Segundo Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, desperdiçamos 41 mil toneladas de alimentos por ano. De acordo com o Instituto Akatu, uma família comum economizaria R$ 90,00 todo mês, só parando de jogar comida fora.

 

Foto: http://www.solucoestransportes.com.br/blog/conheca-o-trabalho-da-associacao-prato-cheio.

 

Vamos tentar mudar esse jogo, criando alguns hábitos simples:

  1. Planeje suas refeições e faça as compras no mercado semanalmente. Assim a alimentação fica mais variada em alimentos frescos como frutas, legumes e verduras e não há compra de itens em excesso.

  2. Não fique beliscando fora de hora e não deixe que os pequenos criem esse hábito. Além de promover o descontrole na alimentação, a ingestão de produtos com pouco valor nutricional e aumentar a chance de desenvolver sobrepeso, comer fora de hora, principalmente para crianças, faz com que na hora das refeições se largue a comida pela metade por perda de apetite. E aí, lá se vai a comida do prato para o lixo.

  3. Aproveite tudo do alimento. Utilize talos, folhas, cascas em variadas receitas. Por exemplo: talos de verduras podem ser picados e acrescentados ao cozimento do arroz, deixando ele mais saboroso e colorido, cascas de frutas podem virar geleias ou bolos.

  4. Procure um nutricionista para orientação. Nós fazemos muito mais do que emagrecer pessoas. Uma consulta com esse profissional te trará organização na alimentação, novos hábitos saudáveis, orientação nos preparos dos alimentos e organização da sua saúde controlando o desperdício dos alimentos, só para começar.

Alimento é vida e não podemos todo dia desperdiça-lo. Pense nisso.

 

 

 

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.