top of page

Benefícios da Alimentação Fermentada



A fermentação alimentar é o processo onde há o crescimento de bactérias e fungos no alimento. Essas bactérias utilizam o carboidrato do alimento como fonte de produzir energia para si mesmas.

Uma forma de aumentar a durabilidade de alguns alimentos é através da fermentação. Mas o benefício da fermentação vai muito além de uma conservação. Cada vez mais se descobre as vantagens do consumo de alimentos fermentados, ricos em probióticos (as bactérias benéficas presentes nesses alimentos).

O consumo de alimentos fermentados confere ao organismo uma melhor eficiência da função intestinal, controle de doenças crônicas como o diabetes, controle de alergias, diminuição de inflamações e aumento do sistema imunológico. O mais consumido, provavelmente, é o iogurte. Além dele, vários outros alimentos podem ser consumidos fermentados. Alguns exemplos: kefir, missô, picles e kombuchá.

Algumas vantagens de se colocar na dieta alimentos com fermentação natural:

  • Aumenta as bactérias benéficas da microbiota intestinal.

  • Essas bactérias auxiliam na desintoxicação do corpo, eliminado metais pesados.

  • Melhora a saúde mental e diminui a ansiedade.

  • Aumenta a absorção de vitaminas, minerais e ômega-3.

  • Estimula o sistema imunológico.

A fermentação natural é muito superior ao produto industrializado. Infelizmente, o processo comercial se utiliza de temperaturas altas para esterilização e com isso há a morte dos microrganismos, conferindo ao produto pouquíssimas ou nenhuma quantidade de bactérias benéficas. Além disso, os produtos industrializados geralmente são acrescidos de açúcar, corantes e outros aditivos químicos, que levam a prejudicar mais a saúde do que os benefícios que deveriam oferecer por serem fermentados. Portanto, alimentos fermentados de modo artesanal como o kefir são uma melhor opção.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page