Posso Ir Na Sua Festa?

21/09/2017

 

A vida já é tão complicada... imagine para uma criança com alergias e/ou intolerâncias?

Um momento que gera um grande estresse é quando essa criança recebe um convite para uma festinha de aniversário: local cheio de pratos e lanchinhos com leite, amendoim, castanhas, corantes e vários outros ingredientes capazes de fazer com que aquele momento de alegria termine no hospital.

 

A primeira reação dos pais é a de agradecer ao convite e não levar a criança, com o intuito de proteger sua saúde. Mas afinal o que é saúde? É apenas não ter doença? Uma criança que fica isolada dos seu amiguinhos, que não tenha um convívio social, que se sinta excluída, pode desenvolver uma grande tristeza e até depressão, levando seu sistema imunológico a abaixar a guarda e ter facilidade para pegar doenças oportunistas. Além disso, estimular esse comportamento pode provocar sérios problemas de relacionamento entre ela e outras pessoas na adolescência e até na fase adulta.

 

Como resolver esse impasse então?

Vou enumerar algumas sugestões. Lembre-se sempre, para tudo tem solução. Então vamos buscar juntos formas de proteger a criança, sem privar ela desse encontro social que é tão importante para o seu crescimento.

 

1 - Converse com o dono da festa e explique. Veja a possibilidade de ter alguma coisa que a criança possa comer.

Na impossibilidade, monte um lanchinho para a criança levar e participar da festa. Pergunte quantas crianças vão estar presente e faça um número a mais para que possa ser servido aos outros pequenos.

Se você não puder estar presente, oriente a dona da festa para que possa assumir esse cuidado.

 

2 - Lembre-se que quem convidou, gostaria da presença do seu filho e não vai querer que a festa acabe em trsiteza.

Conversando com antecedência e expondo a situação, você cria um ambiente com maior segurança para seu filho participar como todas as outra crianças desse momento de alegria.

 

E que tal começarmos a pensar também na inclusão do outro? A responsabilidade do cuidado infantil pertence a todos nós adultos. Não gostaria que meu filho fosse impedido de brincar no dia da sua festinha com um grande amigo que pode ter alguma alergia. Se não me preocupo com essa possibilidade, estarei punindo as duas crianças: uma estará privada de ir a festa e outra privada da companhia de uma pessoa querida.

 

Imagine a alegria de uma criança ao ouvir que ela pode comer de tudo na festa? Isso não tem preço! As festas infantis tem em sua grande maioria comidas que não são adequadas as crianças, seja por um comportamento cultural, seja pela grande propaganda da indústria de alimentos. A verdade é que dá sim para fazer uma festa sem salsicha, sem batata frita, sem nuggets e outros alimentos com excesso de gorduras, sódio e açúcar.

 

E você acha que se tirar isso a festa ficará sem graça? Mas é claro que não ficará! Várias empresas criam bolos deliciosos sem utilizar leite ou farinha de trigo, incluindo nesse momento os intolerantes a lactose e alérgicos ao glúten. Comi uma vez um bolo delicioso de laranja, sem leite e ovos, com cobertura de geléia sem açúcar e pedacinhos de frutas. Vamos estar abertos as opções. Por isso vou enumerar alguns lanchinhos que podem ser servidos fazendo a alegria de todos:

  • Biscoito de polvilho

  • Pipoca

  • Gelatina natural com suco de fruta

  • Espetinho de frutas variadas

  • Pães sem glúten com patês sem leite, como homus, babaganuche

  • Tapioca com recheios de frango desfiado ou geléia de frutas

  • Cuscuz doce

  • Salada de macarrão sem glúten com vegetais, atum, frango desfiado (temperada com azeite, orégano, salsinha e nada de maionese).

  • Salgadinhos tipo quibe de forno, mini hamburguinhos de carne moída com aveia.

  • Docinhos feitos com extratos vegetais no lugar do leite e suco de frutas ou cacau em pó.

  • Bebidas podem ser sucos de frutas, água de coco e extratos vegetais.

O importante é tentarmos não excluir as crianças que possuem alguma condição delicada. Afinal, festa infantil é um momento de união e de compartilharmos os alimentos, as alegrias e momentos que nos farão termos boas memórias da época de infância.

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.