top of page

Gravidez Sem Palpites



As pessoas tem se preocupado cada vez mais com a alimentação e cuidados com a saúde. Hoje, se sabe que a alimentação fará toda a diferença entre uma vida cheia de disposição ou visitas constantes a médicos e farmácias. E quando se está grávida? Aí a preocupação redobra, porque é uma preocupação que vale por 2.


A preocupação é tanta nesse período que a grávida não é a única a repensar sobre sua alimentação, ela vira alvo de toda a família, de amigos, colegas de trabalho, uma legião de cuidadores prontos para dizer o que pode e o que não pode nesse período. Pobre coitada, ela se vê no meio de um monte de gente bem intencionada que não lhe dá sossego, vigilantes da sua conduta alimentar.


O mais importante é comer de forma adequada e dividir a alimentação em vários momentos, de 6 a 7 vezes no dia, evitando assim que a futura mamãe fique com fome e consiga comer quantidades suficientes, principalmente para não piorar os enjoos, tão comuns nessa fase. Uma alimentação equilibrada trará legumes, verduras bem higienizadas ou cozidas, frutas, fontes de proteína como frango, ovos, peixes ou cereais e leguminosas, e muita água. Importante também evitar frituras e gorduras em excesso e alimentos ultraprocessados.


E se bater a vontade de comer um doce ou um sorvete? Ok, você pode. E se um dia estiver com muita vontade de comer batata frita ou uma fatia de pizza? Ok, você pode também! O importante é que esses alimentos e preparações não sejam constantes na alimentação. De vez em quando matar a vontade não trará problemas.


E os palpiteiros? O que fazer com eles? Diga que você agradece a preocupação, mas que não é necessário eles se preocuparem, já que você está sendo acompanhada pelo seu médico e por seu nutricionista e eles garantem que você e seu bebê estão muito bem.


Palpites mais comuns que não possuem fundamento.


"Não pode ser vegetariana grávida, vai ter anemia!"

Toda gestante com o acompanhamento correto poderá ter uma gravidez saudável, inclusive se ela for vegetariana. O nutricionista fará a compensação da retirada de produtos animais pelos vegetais, dando atenção especial a vitamina B12, o cálcio e a vitamina D.


"Grávida não pode comer comida de rua!"

Grávida deve evitar alimentos crus por risco de contaminação. Então na rua deve-se evitar peixe cru e verduras, por exemplo. Tendo esses cuidados, você poderá comer em qualquer lugar que se sinta confiante quanto a limpeza e cuidado no preparo da comida.


"Grávida não pode tomar café!"

Grávida não pode tomar café em excesso, não só café como chocolate, por causa da cafeína, que pode acelerar o batimento cardíaco do bebê e em excesso pode levar a adiantar o parto. 200 ml de café ao dia não trará problemas. Se for café expresso beba só 100 ml ao dia,porque o expresso possui uma concentração maior de cafeína.


"Está comendo pouco, grávida tem que comer por 2!"

Você pesa uns 60 kg? E está grávida de um ser de 60 kg também? Não mesmo. Então você precisa de um aporte calórico maior, mas condizente com o tamanho do seu bebê. Normalmente se exigirá uma alimentação mais reforçada a partir do segundo trimestre, e mesmo assim assim algo em torno de uma quantidade próxima de uma ou duas frutas a mais ou um copo de leite a mais, nada que seja necessário ser o dobre de cada refeição.


O que realmente deve ser evitado:


Álcool - A ingestão de bebida alcoólica na gravidez é extremamente prejudicial para o bebê. O álcool atravessa a placenta e fica muito mais tempo atuando sobre o bebê do que fica no corpo da mãe, trazendo prejuízos, alguns irreversíveis em sua formação.


Chás - Várias plantas são abortivas por aumentarem a contração. Na dúvida, opte por outra bebida nesse período.


Alimentos ultraprocessados - como molhos prontos, comida de caixinha, embutidos, porque possuem um alto teor de gordura e sódio. Isso colabora para o ganho de peso exagerado, retenção de líquido, aumento da pressão arterial e maior chance para o desenvolvimento de diabetes e hipertensão.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page