Converse Com o Bebê

21/07/2017

 

 

Será que quando a criança dorme, ela simplesmente se desliga do mundo a sua volta?

Nem sempre, porque mesmo em repouso as atividades cerebrais continuam.

 

E pensando nisso, um estudo realizado no Laboratório de Neurodinâmica do Instituto de Ciência Cognitiva, da Universidade do Colorado (EUA) mostrou que os sons que os bebês escutam durante o sono podem influenciar na fala.

Olha que coisa bacana o estudo percebeu. Eles pegaram crianças de 5 meses, enquanto dormiam, e colocaram elas para ouvir o som de algumas sílabas  e aí conseguiram registrar:

 

  • As crianças tinham reações ao ouvir as sequências de sons.

  • mostravam reações diferentes quando a sequência era alterada.

  • Passavam a esperar a mesma sequência e mostravam surpresa quando ela era alterada.

  •  

O que isso demonstra? Saber discriminar sons distintos é fundamental para o aprendizado da linguagem e da fala. Além disso, foi confirmar o quanto o cérebro das crianças são velozes em aprender.

 

Conversar com o bebê, fazendo um carinho nele, ou enquanto ele relaxa e dorme no colo, de forma tranquila, pode servir para estimular esse aprendizado. Mas cuidado, isso não quer dizer que a criança precisa ficar exposta a ruídos, barulhos e conversas o tempo todo. Não podemos esquecer que elas precisam descansar de forma adequada nessa fase de intenso crescimento. 

E lembre-se: o mais importante é a criança se sentir amada e receber carinho. Isso fará uma grande diferença no seu aprendizado.

 

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.