Ácido fólico, a vitamina de quem quer engravidar

09/09/2016

Pensando em engravidar e  quer parar com o anticoncepcional porque sente que está pronta para esse grande passo?

 

Primeira medida: ir a um ginecologista e verificar como está sua saúde e fazer vários exames. Isso é muito importante para uma gravidez saudável, sem que você e seu bebe corram riscos por alguma doença. O médico dando ok, você estará liberada para a retirada do anticoncepcional; além disso ele irá recomendar o uso de uma vitamina muito importante para o bebê: o ácido fólico.

 

Assim que você engravidar, seu bebê estará em uma intensa fase de desenvolvimento. Com duas semanas de gestação, período que muitas vezes a mulher nem sabe que está grávida, se inicia o desenvolvimento do tubo neural que dará origem ao cérebro e medula espinhal do bebê. O ácido fólico é a vitamina que ajuda a formação certinha do tubo neural evitando problemas como a hidrocefalia e a espinha bífida.

 

Existem vários alimentos que possuem o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Alguns folhosos, feijões, lentilha, carnes, arroz e pão integral, entre outros. Mas como garantir que o organismo da futura mamãe está recebendo a quantidade adequada da alimentação? Ou que está conseguindo absorver da melhor forma possível? Como não dá para garantir isso, é recomendável que a mulher que deseje engravidar já comece a utilizar essa vitamina e que se mantenha sua ingestão até a 8ª semana de gestação. Antigamente se passava por toda a gestação, mas hoje em dia se sabe que além do primeiro trimestre a vitamina sob a forma de suplemento já não se justifica mais.

 

Infelizmente, como constatado pelo estudo de Borges e colaboradores (2016), poucas mulheres começam a tomar o ácido fólico antes da gravidez e no primeiro mês, perdendo uma grande chance de proteção para o seu bebê. 

 

Mas o ácido fólico ainda pode contribuir mais. Existem outros benefícios para que ele esteja presente na alimentação da gestante:

  • Metabolismo de aminoácidos para o bebê.

  • Síntese de neurotransmissores.

  • Efeito positivo no peso ao nascer.

Portanto, essa vitamina é a primeira que a mulher deve ingerir. Começou a planeja a gravidez é a hora de utilizar o ácido fólico.

 

 

 

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.