top of page

Arnold Conference e Congresso de Nutrição em Estética no Riocentro


No final de Maio o Rio de Janeiro se tornou a capital do Fisiculturismo e Fitness. Esse dia acabou sendo minha primeira viagem a esse tipo de congresso, que impressionou pelo tamanho e estrutura oferecida. O Riocentro já possui pavilhões gigantes e todo o congresso utilizou três pavilhões, tomando conta do local.


Em um pavilhão acontecia campeonatos esportivos. Essa área ficou lotada de adultos junto com adolescentes que participavam euforicamente de tudo que estava acontecendo. Criança e esporte é sempre uma combinação bacana. Imaginem a hora que essas pessoas viram o Arnold Schwarzenegger passando, cercado por seguranças? Foi enlouquecedor.


Falando na estrela do dia, achei muita falta de consideração com o público, que pagou caríssimo para estar neste evento, que a entrevista coletiva do Sr. Arnold tenha sido em uma sala onde para se entrar era cobrado um valor extra pago no dia. Se tivessem uma consideração com o público presente, poderia ter pelo menos, passado a entrevista em um telão para as pessoas assistirem de qualquer lugar da feira.


Voltando ao local, em outro pavilhão, foi organizada uma mega feira de produtos para o público que frequenta as academias. Muitas marcas de suplementos, novidades que já devem estar chegando no mercado. Mais um trabalho para nutricionistas que atendem esse público, pois eles estavam em massa, participando em todos os stands. Com certeza chegarão aos consultórios com várias informações e caberá ao profissional esclarecer as dúvidas e fazer as orientações.


Aliás, esclarecer será a palavra de ordem. Apesar da organização e da quantidade de empresas, poucas trouxeram representantes e vendedores com capacidade para suas funções. Muita gente que deve ter sido contratada pela sua aparência, fazendo várias poses para fotos, mas a informação ao público que deveriam ter passado ficou aquém do esperado. Produtos duvidosos para a saúde, informações erradas que se verificava na hora lendo o rótulo do produto ou simples perguntas que a pessoa não sabia responder e sempre quem poderia responder não estava no momento.


Em alguns stands eu chegava e ninguém vinha me atender. Eu ainda tentava: chamava uma pessoa e perguntava se podia pegar um folheto. Era a hora do representante vir, fazer a propaganda da sua marca, perguntar minha profissão, tentar me convencer que o seu produto era o melhor da feira, fazer um cadastro para enviar informações... coisas desse tipo. Mas, a pessoa respondia "pode sim", virava as costas e continuava a bater papo. Enfim, perda de dinheiro para a empresa que selecionou seus representantes apenas pelo rosto bonito e ganhou uma péssima divulgação.

Saí do local com alguns papéis e algumas amostras dos poucos que realmente foram atenciosos e educados. Nem preciso citar nomes; os que realmente deram atenção ao trabalho já são marcas que ganharam a confiança de nutricionistas e costumam estar em todos os eventos. Fui então participar do Congresso de Nutrição em Estética que era o meu foco e foi bem interessante pelos temas abordados.

Aprendi um pouco mais sobre o cuidado na acne, no envelhecimento da pele e nos tratamentos multidisciplinares. Infelizmente nem tudo são flores, alguns palestrantes não trouxeram nada de novo e ficaram se repetindo parecendo apresentar palestras antigas que já estavam montadas. Fico triste nessas situações. Oportunidade de ouro que a pessoa teve para a troca de conhecimento e jogou fora. O ponto bom foram algumas palestras do pessoal de Nutrição em Estética do IPGS que sempre trazem os artigos mais recentes para um debate. Não é a toa que tive e continuo tendo uma ótima formação com eles.


Fecho meu segundo final de semana seguido de congressos (veja a matéria do Beleza in Rio) me sentindo cansada, mas muito feliz por poder ter oportunidade de aprender cada vez mais e de estar com as informações sempre atuais para o cuidado dos meus pacientes.


Luciana Novaes

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page