top of page

Estética in Rio - Fui, vi e gostei.


Nos dias 23, 24 e 25 desse mês aconteceu o Estética in Rio. Um congresso de várias áreas da estética facial e corporal junto com uma feira de empresas na área de equipamentos e produtos de beleza.

Foi-se o tempo em que cuidar do corpo era apenas tratar as enfermidades que iam surgindo. Hoje se entende que cuidar da aparência, cuidar da pele, do cabelo, das unhas, também faz parte da saúde. Bem estar também é saúde, se sentir em paz com o próprio corpo melhora a auto-estima, elevando o sistema imunológico, aliviando sintomas de depressão e tristeza, gerando só benefícios para todo o organismo.


Tive excelentes surpresas nesse meu primeiro congresso que não era exclusivo para nutricionistas. Lotado por esteticistas de vários locais do Brasil, ele foi um congresso onde se falou durante 3 dias de todas as áreas de saúde envolvidas com o tema.


Muito boa organização. Facilidade para o credenciamento, programa do evento entregue em casa com antecedência e distribuído no dia, e uma grande distribuição de conhecimento. A feira mostrou os mais diversos tratamentos e produtos; também trouxe várias novidades que estarão no mercado e um aprimoramento de técnicas já utilizadas no cuidado estético. Vi várias marcas conscientes em produzir tratamentos que não utilizassem xenobióticos, dando preferência a produtos que tivessem em sua base ingredientes mais naturais, que cuidassem da pele sem agredir o corpo por dentro e sem poluir o meio ambiente. Impossível não querer sair de lá com um potinho de creme ou um protetor solar. Foi uma infinadade de produtos de excelente qualidade.


Foram 4 congressos simultâneos e o que participei foi o 9º Congresso Científico de Estética. Já desde as primeiras palestras fiquei muito feliz. Orientaram a todos que o bom profissional é aquele que estuda o tempo todo, aprimorando o seu conhecimento, através de pesquisas de bases científicas. Quase todos os profissionais tocaram em um ponto muito importante pra área de saúde: a multidisciplinaridade no cuidado ao paciente/cliente. Apesar de ser um congresso lotado de esteticistas, vários palestrantes salientaram que ninguém faz nada sozinho. Falaram da importância do tratamento ser acompanhado por esteticista, fisioterapeuta, dermatologista, endócrinologista e nutricionista.


Sim, falaram diversas vezes o quanto é importante a presença do nutricionista para que o tratamento estético tenha os melhores resultados e para que esses resultados se perdurem por mais tempo. Inclusive dermatologistas, que enfatizaram inúmeras vezes que trabalham com nutricionistas, para um tratamento mais efetivo. Falaram diversas vezes da importância da alimentação para o cuidado da pele e do cabelo. Em uma das palestras foi perguntado: "Quem aqui trabalha em conjunto com um nutricionista?". Algumas pessoas levantaram as mãos e a palestrante disse: "Parabéns a vocês, que são profissionais conscientes e buscam o melhor para seus clientes. Não existe quem sabe de tudo e cada um tem que fazer só o que é competente a sua área".


Foram 3 dias onde eu esperava ouvir só sobre cremes, liftings e drenagens e fui surpreendida por uma classe antenada com o que acontece, sabendo que cada profissional é especializado em uma área e o ganho está quando se trabalha em conjunto. Foi um fim de semana cansativo, mas muito proveitoso saber que formamos um time onde o único intuito é melhorar a saúde de cada pessoa que é tocada pelas nossas mãos e nossas palavras.


Luciana Novaes

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page