Leite: alimento riquíssimo para todas as faixas de idade

20/10/2014

Entra ano e sai ano, e todo mês alguns alimentos viram moda e saem de moda. Em outras situações alguns permanecem sendo questões de dúvidas e orientações sobre se devem ou não fazer parte da nossa alimentação.

 

O leite é um desses alimentos. Riquíssimo em cálcio, sendo muito mais fácil para se atingir as recomendações diárias desse mineral, quando na nossa dieta fazemos o consumo de leite, queijos, iogurte do que quando se faz o consumo de outros alimentos.

 

O cálcio é essencial ao nosso organismo. Faz parte da nossa formação óssea, regula nossa pressão arterial, várias funções do metabolismo, contração muscular, é importante para o funcionamento adequado de hormônios e de células do nosso sistema imunológico. Por isso é importante o seu consumo de crianças a idosos. A falta dele está relacionada com osteoporose, hipertensão, câncer de cólon e mama, cálculos renais e obesidade.

 

Sendo assim, por que se fazer a retirada do leite que é sua principal fonte da alimentação, apenas por dietas da moda, sem a orientação de um nutricionista?

 

Algumas pessoas, realmente precisam diminuir ou retirar o leite ou seus derivados, mas isso corresponde a uma minoria que possui algum disturbio ou deficiência em seu organimo.

 

No caso dos alérgicos ao leite, a alergia se deve a presença das proteínas encontradas nesse alimento, que desencadeiam uma resposta imunológica, enxergando o leite como um "agressor" e produzindo uma reação forte do organismo na tentativa de se defender.

 

Para quem tem intolerância, o problema se deve a falta ou baixa produção de uma enzima que consegue quebrar a molécula de açúcar (lactose) presente neste alimento. Essa molécula chegando intacta ao intestino leva a dificuldades de sua distribuição no corpo e gera várias reações de desconforto, dores e outros problemas de saúde.

 

Poucas pessoas, felizmente, possuem esses problemas, que para serem diagnosticados precisam do olhar clínico de um profissional e exames que comprovem esse distúrbio.

 

Então, não é porque hoje você teve dor de cabeça, dor abdominal, dificuldades para ir ao banheiro ou está indo mais do que o habitual que significa que você tem um desses problemas, 

Não se prive de alimentos importantes para sua saúde por ter lido matérias em revistas ou programas de televisão. Consulte um nutricionista e esclareça suas dúvidas com ele. Sua saúde agradece.

 

Luciana Novaes

Referências:

Biodisponibilidade de Nutrientes/Silvia M. Franciscato. 4ª ed, 2012.

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.