Buscar
  • Luciana Novaes

Obesidade Pode Atrapalhar a Capacidade de Aprendizado



Que a obesidade traz inúmeros problemas pra saúde não é uma novidade. Eu sempre falo por aqui sobre os riscos para o surgimento de outras doenças como Diabetes e Hipertensão. Mas você sabia que a obesidade na infância pode também afetar a capacidade de aprendizagem e a memória das crianças?


Um estudo sugere exatamente isso. Esse estudo, realizado por epidemiologistas da Universidade de Brown, trouxe a constatação de que as crianças que até dois anos de idade já apresentavam sobrepeso e o primeiro grau de obesidade, quando testadas aos 5 até 8 anos de idade, comparadas com crianças que sempre tiveram o peso adequado para sua altura, mostraram um menor raciocínio perceptivo e escores de memória de trabalho. O estudo também indicou que os escores de QI podem ser menores para crianças com maior peso.


A obesidade é uma doença que tem a capacidade de desregular os hormônios que cuidam do metabolismo e também influencia nos hormônios que atuam em várias regiões do cérebro, exatamente o que estão associados à menor cognição em adultos.


Os pesquisadores concentraram-se em um grupo de crianças cujo peso, em relação à sua altura ou comprimento, era conhecido aos 1 e / ou 2 anos de idade, e que mais tarde foi submetido a um estudo e uma série de testes cognitivos. Essas crianças faziam parte de um outro estudo, que primeiro avaliou gestantes de 2003 a 2006 e acompanhou seus filhos em seus primeiros anos de vida.


Apesar do próprio estudo, sinalizar a necessidade de mais estudos com essa temática, ele mostra a importância do acompanhamento do estado nutricional de crianças até 2 anos de idade, como forma de prevenção de doenças e mudanças que podem ser determinantes para a saúde não só na parte física mas, social, psicológica e neurológica.


O estudo completo você pode ler aqui: Nan Likimberly Yoltonbruce P. Lanphearaimin Chenheidi J. Kalkwarf joseph M. Braun. Impacto do status de peso no início da vida nas habilidades cognitivas em crianças. Obesidade, 2018


0 visualização

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

 

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.

por Nutri Learn