top of page
Luciana Novaes

Chora Não Bebê, Mamãe Tá Indo!


A criança deu um resmungo, a mãe já está ao seu lado vendo o que está acontecendo. O bebê se mexe no berço e ela já levanta. É a primeira a ouvir o bebê chorar (quando ninguém ouviu). Mas por que isso acontece? Será que a mãe ouve mesmo?


Pois bem, acontece sim! Uma pesquisa publicada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que envolveu mais de 600 mulheres de 11 países, inclusive o Brasil, mostrou que o cérebro sofre adaptações durante a maternidade. Quando as mães ouvem o seu filho chorar, ativam áreas cerebrais responsáveis pela intenção de se movimentar e falar. O mesmo não acontece com as mulheres que ainda não são mães.


Pesquisadores apontam que esse é um resultado de alterações hormonais que ocorrem na gravidez, criando novas conexões cerebrais, inclusive novos neurônios. Além disso, a interação no dia a dia, que aumenta o estímulo tanto na mãe quanto no bebê, provoca mudanças importantes no cérebro materno. É o corpo se modificando para deixar a mulher com uma maior capacidade de cuidar do seu filhote. Lindo não é?


Fonte: Revista Crescer.

9 visualizações0 comentário
bottom of page