A obesidade infantil tem ganhado dados alarmantes: segundo o Ministério da Saúde, uma a cada três crianças brasileiras apresenta excesso de peso. Na maioria das vezes, esse excesso de peso é causado por maus hábitos alimentares e de vida, como o sedentarismo.
Mas como tudo na vida, quanto mais cedo se estiver atento ao problema, mais rápido é a forma de reverter a situação. No caso de crianças com excesso de peso, o cuidado precoce pode ser a diferença entre uma adolescência e uma vida adulta com doenças ou com saúde.
Vamos a algumas dicas:
Falamos há alguns dias atrás sobre a importância do sono no controle do peso. Se sua criança tem dificuldades para dormir cedo e acorda durante a noite dizendo que está sem sono, pode ser por pouca atividade durante o dia. Faça com que ela tenha durante o dia mais brincadeiras, onde possa gastar energia e a noite com certeza ela terá um descanso mais profundo.
Outra forma de brincar, pensando na saúde dos pequenos, é levar a brincadeira para a cozinha. Crianças são naturalmente curiosas e uma forma de estimular o interesse delas pela alimentação saudável e deixar elas participarem da produção de comidinhas saudáveis e gostosas. Crie sorvetes de frutas batidas, macarrão de legumes, pãezinhos saudáveis. A criança se diverte e aprende a importância de se alimentar melhor. Quem sabe você até não descobre que tem um chefe de cozinha mirim em casa?
Nada de ficar o dia inteiro de frente para a TV ou jogando vídeo-game. Criança precisa se mexer, se exercitar. Bebês tem que ter espaço e possibilidades para engatinhar e rolar para pegar seus brinquedos. Ficou maior? Que tal andar de bicicleta, jogar bola, brincar de pique ou simplesmente correr? Procure alguma área ao ar livre na sua cidade e deixe seu filho ser criança.
Dê muito amor! Isso aumenta a auto-estima da criança, fortalece com isso o sistema imunológico e um corpo saudável trabalha muito melhor. Tire, nem que seja 20 minutos no dia, para estar inteiramente a disposição do seu filho. Brinque com ele, conte uma história, role no chão, abrace e beije como se não houvesse amanhã.
Enfim, a melhor maneira de combater a obesidade infantil é dando atenção desde o início e fazendo com que a alimentação saudável e atividades divertidas estejam presentes no cotidiano dos pequenos. Pode ser que o remédio para um excesso de peso seja apenas brincar mais e com mais qualidade.