Outro nutriente muito importante durante o período da gestação é o magnésio. Ele é um relaxante natural para o nosso corpo.
É um mineral de grande importância, durante toda a nossa vida, e vem sendo relacionado nos estudos a melhora de alguns problemas que podem surgir durante a gestação. Um problema bem comum onde ele mostra uma excelente atuação é o alívio das câimbras. Além disso, o magnésio aumenta a tolerância à dor na hora do parto. Isso por si só já é o máximo para as mamães.
Para todos nós, o magnésio tem um papel muito importante, atuando na liberação de insulina e controle da glicose no sangue. Níveis baixos de magnésio no organismo tem sido relacionado a síndrome metabólica e a diabetes tipo 2. Pacientes diabéticos possuem com frequência a deficiência desse mineral tão importante, que está envolvido em vários mecanismos do nosso corpo.
O IBGE relatou que a população acima de 19 anos tem apresentado deficiência de magnésio O período da gestação e da amamentação é um momento onde a necessidade de magnésio aumenta, sendo aconselhável uma ingestão diária de 350 mg.
Alguns benefícios muito importantes do magnésio no período da gestação:
Diminui riscos de pré-eclampsia.
Diminui riscos de paralisia cerebral em partos prematuros.
Diminui risco para diabetes gestacional.
Diminui risco para hipertensão gestacional.
E não é difícil consumirmos os alimentos ricos nesse mineral, porque ele está presente em alimentos de origem animal e vegetal, sendo os vegetais sua maior fonte. Ele faz parte da clorofila, pigmento verde que dá cor as plantas, por isso que os folhosos acabam sendo a melhor escolha para se manter boas fontes de magnésio na dieta: procure ter na sua alimentação esses alimentos: folhosos, legumes, algas, nozes, cereais integrais ou derivados do leite.
Vai ser muito bom para a sua saúde e também a do seu bebê.