2016 começou! Um novo ano, momento de agradecermos pelas coisas boas que aconteceram em 2015 e renovar as esperanças para os sonhos que ainda não se realizaram. Janeiro é o mês que fazemos o balanço de como foi o ano anterior e nos preparamos para alcançar antigos e novos objetivos: afinal temos um ano inteiro pela frente para conseguir o que queremos. E um dos objetivos que entra na lista de quase todo mundo é: melhorar a alimentação ou ter uma alimentação mais saudável. Por isso, escrevo esse post para falarmos do assunto e dar algumas dicas pra vocês.
Nosso início de ano sempre vem acompanhado das mais altas temperaturas, o que requer toda atenção, principalmente com crianças e idosos. O organismo tenta equilibrar nossa temperatura com a temperatura do ambiente: isso se chama termorregulação. Nosso corpo irá regular a troca de calor através de vários mecanismos para que ele fique na temperatura próxima de 36,5º e não igual ao do ambiente. Sem esse mecanismo, no verão, teríamos febre e a temperatura corporal chegaria a valores tão altos que provocaria a disfunção de vários órgãos, criando várias condições de doenças, que poderia levar até a morte.
E o que isso tem a ver com a alimentação? Bem, para o organismo digerir e absorver os alimentos, há um gasto que gera calor. Para que não haja uma sobrecarga na nossa temperatura, nosso corpo já diminui o apetite e faz com que a saciedade ocorra mais cedo. Mas nós também podemos dar uma ajuda: comendo alimentos de fácil digestão, em pequenas quantidades e bebendo muito líquido.
Vamos a algumas dicas para passarmos pelo verão com muita saúde e muita disposição:
Não se descuide da hidratação: beber aproximadamente 2 litros de água por dia, caminhadas só antes das 10h e depois de 16h ou 17h (para as cidades que estão no horário de verão), usar roupas leves e mais confortáveis, indo a praia ou a piscina não esqueça de usar o bloqueador solar. Essas medidas garantem um bem estar e preservam a saúde.
Troque o consumo de doces e refrigerantes por frutas, sucos e água.
Coma porções menores dos alimentos, evite ficar muito tempo sem comer e fazer refeições enormes em uma única vez.
Evite as frituras, prefira os alimentos cozidos.
Coma muita salada nas principais refeições.
São pequenas atitudes que trarão uma maior disposição nesse período e de quebra você já estará criando melhores hábitos de alimentação.
Que tal uma receitinha saborosa e saudável para esse período? Você pode fazer esse suco no café da manhã para começar o dia com muita energia. Faça e depois me conte o que achou.
Suco de uva com biomassa de banana-verde
Ingredientes: • 150 ml de suco de uva integral • 1 colher (sobremesa) de linhaça dourada ou chia • 1 colher (sopa) da biomassa de banana-verde
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Esta receita ajuda no funcionamento do intestino, do coração, aumenta a disposição e traz benefícios para a pele. E além de todas essas vantagens é muito saborosa.